Os 4 melhores alimentos para a saúde
- Lentilha
- A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.
- Feijão
- O feijão costuma causar saciedade, principalmente quando combinado com outros alimentos. Ele também atua no controle de absorção de gorduras, contribuindo para o equilíbrio do colesterol. Além disso, o feijão age na saúde digestiva e no fortalecimento do sistema imunológico.
- Alface
- O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.
- Tomate
- Além do licopeno, o tomate também é rico em vitamina C e potássio que, juntos, favorecem o transporte do oxigênio no sangue, trazendo importantes benefícios para a saúde cardiovascular. “O licopeno e a vitamina C auxiliam na prevenção de doenças do coração, controlando também os níveis de colesterol.
Os 4 piores alimentos para a saúde
- Hamburger
- A quantidade de gordura trans contida neles é tão grande, que essa pode demorar até 50 dias para ser processada, além de esse ser o tipo de gordura mais ligado a problemas cardíacos, obesidade, câncer e diabetes. Existem, inclusive, outras características dos hambúrgueres que também fazem mal à nossa saúde.
- Doces
- O açúcar refinado é o vilão de toda dieta, pois provoca o aumento de gordura no sangue. Além disso, quando consumido em excesso, também facilita o aparecimento da diabetes e enfraquece os ossos. De modo geral, o açúcar é responsável por atrapalhar a digestão de proteínas e vitaminas pelo organismo.
- Pastel
- Esse excesso de gorduras contido no pastel contribui para o aumento da produção de radicais livres em nosso organismo, o que provoca um fenômeno conhecido como estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento.
- Pão branco
- O consumo de pão branco pode levar à diabetes